Faça do seu carnaval uma micareta de fotos

Tem carnaval pra todo tipo de gente: dos mais calminhos, de rua, com a molecada se sujando de farinha e confete aos blocos da moda, puxados por grandes artistas, que atraem multidões pela cidade. Seja de paz ou de agito,  o que não dá pra faltar na folia é aquele monte de cliques maravilhosos desse momento tão colorido, esperado (e festejado!) do ano.

Para deixar esse momento ainda mais marcante, selecionamos algumas dicas para que o seu carnaval tenha sempre os melhores registros (afinal, a melhor impressão você já sabe onde encontrar). 😉

Foto Freepik

_1. Desliga o flash

Se você estiver curtindo o carnaval no sambódromo, nem precisa se preocupar: a iluminação já está garantida pelos refletores do local e pelo brilho próprio de cada carro na passarela, mesmo que você esteja longe do objeto fotografado. Se você estiver na rua, a luz do flash pode atrair aquela galera que se aproveita do grande movimento para surrupiar os pertences alheios, por isso,  redobre o cuidado!

 

_2. De olho no cenário

Nos bloquinhos de rua, além do cuidado com possíveis roubos e furtos, a atenção precisa se voltar também para a composição da cena. Não é fácil: você vai encarar milhares de pessoas dançando freneticamente, o que torna a tarefa de fotografar essa muvuca quase uma “missão impossível”, mas não é motivo para desistir! Observe a paisagem geral, escolha um espaço no qual você consiga explorar toda essa riqueza de cores e detalhes, contextualize a sua turma e dá-lhe clique!

 

_3. Explore novos ângulos

Tente subverter a expectativa registrando tudo de diferentes formas. Suba num banco, numa árvore, numa janela, no ombro de alguém. Aproveite a vegetação local como moldura para as cenas que você registra. Use penas, fantasias, serpentina ou mesmo garrafas como brincadeiras para deixar suas fotos mais divertidas. Abuse da criatividade e da liberdade na hora de fazer seu clique.

 

_4. Prepare-se para a batalha

Vista roupas leves, sapatos baixos, beba muita água e proteja a sua pele. É comum perder a noção do tempo quando estamos nos divertindo, ou mesmo registrando a diversão das pessoas. Todo cuidado é pouco para não prejudicar a sua saúde depois.

 

_5. Planeje-se

Antes de se jogar atrás do trio (ou do bloco, ou da escola de samba etc), procure saber todos os detalhes sobre o que vai acontecer. Os horários previstos, por exemplo, são ótimas dicas para você se programar quando o carnaval estará melhor iluminado. O horário de saída dos blocos vai garantir que você não perca nenhum momento importante. Até mesmo estudar o mapa do lugar vai te dar vantagem sobre os melhores pontos para registrar toda essa felicidade junta.

 

_6. O que acontece no Carnaval fica no Carnaval

Por ser uma festa em que os limites são facilmente ultrapassados, muitas vezes cenas constrangedoras podem acontecer na folia. Fotografar momentos pessoais, por exemplo, a não ser que seja da vontade dos fotografados, é extremamente desrespeitoso. A diversão deve ser leve e prazerosa – estresse e tensão não combinam com a alegria do Carnaval.

 

Esperaos que tenham gostado das dicas, e desejamos Boa Folia!