Com quantos pixels se faz uma boa foto?

Você quer decorar um cantinho do seu dia e decide imprimir aquela foto linda, cheia de filtros e likes, para tornar a sua lembrança ainda mais especial. Com a imagem em mãos, a surpresa: os sorrisos têm menos brilho, as cores são menos vivas e a foto está cheia de pontinhos embaçados. Culpa da impressão? Não é bem assim. Para que uma foto imprima bem, é preciso que ela esteja em boa qualidade. E para que as suas memórias sejam eternizadas com a melhor impressão, tudo começa com o menor ponto de cor numa imagem, o pixel.

Os pixels são pedacinhos minúsculos de cor que formam uma imagem. Quanto mais pixels numa foto, melhor a sua qualidade. Se a sua câmera gera imagens de 1024×768 pixels, por exemplo, essa é a resolução dela. Outra forma de avaliar essa medida é através do DPI (pontos por polegada, na sigla em inglês) – para usar fotos em impressões ou artes gráficas, o ideal é que elas tenham pelo menos 300 DPI. Para facilitar na hora de enviar sua foto para impressão, é só seguir a seguinte regrinha:

  • 10cm x 15cm – 1260 x 840 pixels
  • 13cm x 18cm – 1470 x 1050 pixels
  • 15cm x 21 cm – 1764 x 1260 pixels
  • 20cm x 25cm – 2100 x 1680 pixels

Bem simples, né? Agora é só ter atenção a esse minúsculo ponto na hora de imprimir. Questione sempre o seu fotógrafo sobre a quantidade de pixels. Fotos de redes sociais, que parecem incríveis na tela, podem ter a resolução muito baixa na impressão. Cuide das suas fotos da mesma forma que trata suas memórias: os menores detalhes fazem as maiores diferenças.