Luz, câmera, impressão

Não é uma pose ousada, nem uma máquina de última geração. Não é um look de tapete vermelho ou aquele sorriso espontâneo. Embora todos esses elementos contribuam para um registro inesquecível, o fundamental a qualquer fotografia é simples e grátis: a luz.

Tudo começa quando o botão do clique é disparado. A luz refletida pelo seu alvo entra pela lente e passa pelo diafragma para ser, então, registrada no filme fotográfico ou no sensor digital. Isso é bem semelhante ao que acontece com o olho humano, sendo a pupila o diafragma e a retina, o dispositivo de registro. Por isso, se o que vemos é a luz refletida pela matéria, é fácil concluir que ela é o elemento que nos permite enxergar as cores, as formas, os tamanhos e os movimentos dos elementos. Luz é tudo.

Luz perfeita produz imagens maravilhosas!

Uma boa luz é, portanto, essencial para uma fotografia de qualidade. Uma imagem escura nunca vai se transformar numa foto nítida. Aí não adianta rezar para Nossa Senhora da Resolução, porque nem todos os pixels do mundo poderão trazer o brilho que aquele seu registro merece. Para evitar passar por esse aperto, separamos algumas dicas para que suas impressões fiquem sempre… iluminadas!

  • Fotografando de dia, é o céu quem determina como ficará a imagem. Tempo limpo sem nuvens resultará numa foto cheia de contrastes. Tempo nublado deixa a luz difusa.
  • Fotografe sempre de costas parao sol para não gerar sombras e imagens escuras. A não ser que sua intenção seja deixar apenas as silhuetas evidentes. Nesse caso, quanto mais contra-luz, mais escuro o contraste.
  • Em ambientes fechados, dias nublados ou à noite, use sempre o flash. Mas lembre-se de que ele ilumina apenas os objetos mais próximos.
  • Você pode gerar efeitos interessantes fotografando ao ar livre em horários específicos do dia. Entre 6h e 7h ou 17h e 18h (golden hour), a luz é avermelhada e as sombras, suaves. Entre 5h e 6h ou 18h e 19h (blue hour), a luz tem aspecto magenta e cria um bonito contraste com a iluminação artificial da cidade.
Selfie perfeita conta com boa luz

Às vezes, mudar o abajur de lugar já muda completamente o resultado da sua selfie. Vale também experimentar novos tipos de luz e brincar com as sombras. Basta uma iluminação adequada para deixar sua foto mais interessante. Se temos todo tipo de iluminação à nossa disposição, que tal tentar usá-la a nosso favor?